“Digaí Negão”!

por Rosana Jatobá

 

Caro amigo Obama,
Sabemos que não somos prioridade para os Estados Unidos, apesar de todo o falatório sobre parcerias estratégicas. No entanto, agradecemos a inclusão do nosso país no seu tour latino-americano e a quebra do protocolo. É a primeira vez que um titular da Casa Branca visita o Brasil antes que o seu homólogo no Palácio do Planalto tenha ido aos EUA.
Imagino que isso lhe custou muitas críticas entre os seus compatriotas, sobretudo por causa da desfeita por parte do nosso ex-presidente, a quem o senhor reverenciou apresentado-o a outros dignátarios como “o cara”. O senhor teve que engolir a radicalizacão antiamericana da politica externa do lulismo. Sabe como é…Lula estava estava disposto a pagar qualquer preço para adquirir um papel de liderança no cenário mundial. Por isso, votou contra a imposicão de mais uma rodada de sanções ao Irã por suas violações ao tratado de não proliferação nuclear. Não vamos desistir de buscar um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas nos comprometemos a ir mais devagar com o andor. Agora temos uma mulher no poder! E elas sabem fazer as coisas com jeitinho. Veja que em vez de votar contra o bloqueio aéreo Líbio, preferiu ficar em cima do muro…já é alguma coisa! Por tudo isso, rogamos o vosso aval, endossando a reivindicação de inclusão do nosso pais no colegiado.
O seu encontro com a Dilma será memorável! A primeira mulher presidenta do Brasil com o primeiro negro no topo de Washington! A ONG Maria Preta fez até um outdoor para tematizar, pelo viés da luta racial, a sua chegada, presidente!

A sua visita tem um valor incalculável : o marketing em favor do Rio de Janeiro como cidade segura o suficiente para o homem mais visado do mundo passear com a família.
Pra brindar à diversidade , ao poder das minorias e aos dividendos políticos para a Copa, Dilma está toda serelepe. Já mandou servir pão de queijo, recomendou uma bela apresentação de capoeira para suas filhas Sacha e Malia, e todo o cuidado para que seu passeio ao Corcovado seja abençoado por Deus.
E a Michele também será tratada como rainha. Sabemos que ela adora uma horta, por isso, não será servido nenhum prato de origem animal. Até a feijoada será preparada com tofu defumado. Ah! Também tem um spaghetti de palmito pupunha fresco.
Nossa presidenta acredita que a voz dos Estados Unidos é, neste momento, a de um democrata distinto e de mente aberta, e não mais de um rústico republicano supremacista que veio bisbilhotar nosso programa sucroalcoleiro e parece que deixou um rastro de mau-olhado. Sabe, Obama, o preço do etanol vem disparando nos postos, com reflexo sobre o da gasolina. Nas ultimas 4 semanas o alcool vendido pelos produtores aos distribuidores teve um aumento de 20,5%, o que foi repassado ao consumidor. Estão abrindo espaço para o avanço do consumo da gasolina, que cresceu 17,% no ano passado, em relaçao a 2009, e deve continuar em ascensão com a expansão da frota nacional de veiculos , incluindo os importados que não tem motores flex, biocombustiveis. Assim, fica difícil assumir a liderança do mundo verde, até porque a gente não consegue conter o avanço do desmatamento na Amazônia. Vê se dá uma forcinha e aceita importar nossa “menina dos olhos”.Saiba que há várias agroindústrias que já funcionam exclusivamente como destilarias de etanol. Quem sabe o biocombustível não se torna uma commodity internacional?
– I’m not sure, dear Rosana. I’m most interested in your fossil fuel! ( Sei não, querida, Rosana. Eu tô interessado mesmo é no seu combustível fóssil. )
– Entendemos que a descoberta do pré-sal e a instabilidade do mundo árabe despertam a cobiça e põem o nosso petróleo no centro da agenda. Mas lembre-se do acidente com a Deepwater Horizon. Você não disse que as energias alternativas encontrariam seu lugar ao sol neste governo?

Esperamos que seja bem acolhido e volte sempre. Por sua causa, consertaram as calçadas da Cinelândia e ordenaram uma faxina na Cidade de Deus. Tudo bem que o lixo foi pra debaixo do tapete, mas no seu retorno, se o Cristo Redentor quiser, vai encontrar uma casa mais arrumada!

2 comentários em ““Digaí Negão”!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s