MPF denuncia vigarices do Bispo Edir Macedo

(Janer Cristaldo)

– Já contei que, nas madrugadas, dedico alguns bons minutos aos programas dos pastores evangélicos que inundam a televisão aberta. É prática que recomendo ao leitor. Se as novelas consistem em ficções bobas para agrado de desmiolados, nos programas religiosos não há ficção alguma. É a realidade nua e crua: hábeis comunicadores extorquindo o último centavo de uma massa de crentes analfabetos ou semi-alfabetizados. Há milagres a granel. Pelo simples fato de comparecer ao culto, paralíticas passam a caminhar, ceguinhas passam a ver, cancerosos se curam de câncer, aidéticos se curam de Aids. Expulsam-se também demônios do corpo de endemoninhados. Aleluia! Louvado seja o Senhor Jesuis!

Meus diletos são o pastor Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Romildo Ribeiro Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus – mais conhecido com R. R. Soares – e Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus. A IURD foi fundada em 1977. Hoje está presente em quase 200 países, sendo mais disseminada nos de língua portuguesa. Após oito anos de fundação, dispunha de 195 templos em 14 Estados brasileiros. Trinta anos após sua fundação, a IURD possuía no Brasil mais de cinco mil templos, treze milhões de fiéis e quase 15 mil pastores.

R. R. Soares – cunhado de Edir Macedo – e Valdemiro Santiago são dissidências da IURD. Insatisfeitos com a partilha do botim, criaram suas próprias igrejas. Tendo fundado a sua em 1980, Soares conta com mais de 2.000 igrejas espalhadas por todo o país. Valdemiro Santiago, que tem apenas o quinto ano primário, desentendeu-se com Edir Macedo em 1997. Fundou sua igreja e em 2009, já dispunha de mais de 2.000 templos no Brasil e exterior. Nunca foi tão fácil enganar tanta gente em tão pouco tempo.

Soares já teve um total de 100 horas por semana de programação nas emissoras de alcance nacional, mas perdeu a posição de liderança para Valdemiro Santiago, agora o religioso com o maior tempo de exposição na TV aberta no Brasil. Fico perplexo, vendo aqueles milhares de panacas siderados pelas bobagens proferidas pelos bispos. A câmera insiste em dar closes nos rostos mais compungidos, olhos à beira das lágrimas, gestos de adesão incondicional ao embuste. Mas a vida é isso mesmo. Sem panacas, não existiria igreja alguma.

Não se vê um só assento vazio nos templos. Vazia deve ser a vida daquelas quatro ou cinco mil pessoas que lotam cada galpão. Que perdem noites de repouso ou lazer, convivência com a família, para ouvir o bíblico besteirol de vigaristas bem falantes. Não por acaso evangélicos e católicos estão agora disputando acirradamente as mentes dos bugres no Brasil. Os criadores de religiões desde há muito sabem que, nos dias atuais, só podem esperar colheita se semearam entre os brutos. Templo é dinheiro.

Em verdade, eu dedicava alguns minutos aos pastores. Cansei. Sempre a mesma lengalenga. Mesmo assim, de vez em quando volto lá. Vivo em um ambiente muito rarefeito, onde a vigarice não tem vez. Então, para ter uma idéia do vasto mundo que me cerca, sem precisar freqüentá-lo, recorro à televisão.

Segunda-feira passada, o Ministério Público Federal denunciou Edir Macedo e mais três vigaristas ligados à IURD por lavagem dinheiro e evasão de divisas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato contra fiéis para a obtenção de recursos para a igreja. Segundo a denúncia do procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira, o dinheiro era obtido por meio de estelionato contra fiéis da IURD, por meio do “oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja”.

Ação semelhante já havia sido proposta em 2009 pelo Ministério Público Estadual, mas foi anulada pela Justiça estadual no fim do ano passado. O argumento usado foi que o assunto era da competência da Justiça Federal.

Um amigo de boteco, cuja firma administra o aluguel do Templo Maior da IURD em São Paulo, localizado no bairro Santo Amaro, contou-me detalhes interessantes. Com sete mil metros quadrados de área construída, tem capacidade para abrigar quatro mil fiéis, sendo o maior templo religioso da cidade. Sob o altar – ou como quer que se chame aquele palco de onde os bispos peroram – foi construída uma sala subterrânea. O que inclusive gerou problemas com a Prefeitura. Mas afinal não há nada que não se resolva com uma boa conversa, regada com certos incentivos.

O dinheiro dos dízimos cai diretamente do palco para a sala subterrânea. Dali é levado por túneis para distintos pontos da cidade. A Folha de São Paulo conta o resto da trajetória: o dinheiro é transportado em jatinhos e depositado em contas definidas pelos bispos, principalmente no Banco do Brasil e no Banco Rural. Uma primeira pergunta se impõe: o Banco do Brasil não se pergunta pela origem destes recursos? Aparentemente não. Afinal, desde 2000 a IURD é um dos mais fiéis aliados de Lula e do PT.

O transporte por subterrâneos parece ser generalizado. Segundo a denúncia do MPF, na maioria das vezes, os valores eram entregues por caminhões e chegavam em malotes. Houve ainda casos, segundo Cristina Marini, sócia da casa de câmbio Diskline, em que ela foi apanhar o dinheiro em subterrâneos de templos no Rio. Ainda segundo a doleira, a IURD começou a enviar dinheiro da Igreja Universal para o exterior em 1991. As operações teriam se intensificado entre 1995 e 2001, quando remetia em média R$ 5 milhões por mês, sempre pelo sistema do chamado dólar-cabo – o dono do dinheiro entrega dinheiro vivo em reais, no Brasil, ao doleiro, que faz o depósito em dólares do valor correspondente em uma conta para o cliente no exterior.

Desde há muito venho afirmando que as tais de igrejas neopentecostais são um caso de polícia. Sempre me espantou que tais pastores ainda não estejam na cadeia. Não é o caso apenas de Edir Macedo. Todos eles – e são bem mais que três – vivem da exploração da credulidade pública. Verdade que, se pensarmos um pouco mais, toda religião vive disto, inclusive a católica. Padres vivem de enganar o próximo. Dízimo não é invenção dos telepastores. Esta sagrada propina, é bom lembrar, já está no Levítico: Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor.

A diferença é que a Santa Madre Igreja Católica não é tão agressiva na cobrança da propina que dá acesso à vida eterna. Mas qual Ministério Público ousará pedir a cabeça dos sacerdotes de Roma? Dois mil anos dão mais prestígio que duas ou três décadas.

4 comentários em “MPF denuncia vigarices do Bispo Edir Macedo

  1. Parabéns por sua coragem em exclarecer a verdade sobre esse bando de hienas que só pegam as galinhas mortas (Os pobres coitados)
    que são ameaçados e ficam cada vez mais pobres doando o resto que têm na esperança de serem recompensados com as falças promessas desses vagabundos que deveriam mesmo estarem atras das grades ou em lugar pior ainda.

    Curtir

    1. A pessoa,que tiver a felicidade de ver o filme NOSSO LAR,saberá que para se
      chegar a DEUS ,não é necessário ter religião,pois única coisa que DEUS exige e o
      AMOR, , o AMPARO ao próximo.
      Tudo que os EDIS MACEDOS,falam são contos da carochinhas, pois é de se sabido
      que JESUS,sempre repudiou o dinheiro,e seus EDIS continuam ficandos ,ricos na
      terra e pobres no LAR DE DEUS. Já falava meu REINO ,é das pessoas simples,
      humildes e de corações puros,MACEDO,é completamente inverso ,os padres e
      demais pastores não escapam deste conceito.
      Herdamos os exemplos de MOISES ,JOÃO BATISTA,DE ASSIS, DAMIÃO E OUTROS
      TANTOS,que viverem na humildade e ganharam a glória de DEUS,coisas que
      esses EDIS DA VIDA, vão ganhar a glória do BLAUM, da escuridão,pois estão
      usando o nome do SENHOR em pro de suas riquezas pessoais.
      N ÃO USAI O NOME DO SENHOR EM VÃO, HÃO DE SE ARREPENDEREM.

      Curtir

      1. Há um dito popular,que fala ,que cego é aquele que não quer ver a ralidade e a verdade,
        pois desde os tempos de CAIFAS,que o ser humano são enganados e gostam de serem
        ou estarem nestas condições.Vejamos – PAULO DE TASSO,FRANCISCO DE ASSIS,
        AUGUSTINHO,e outros,deram todas as suas riqueza,para irem ao encontro de CRISTO,
        NOSSO DEUS ETERNO,mas essa cambada de enganadores,pois nossas leis são
        frágeis e não podem ou não querem ir contras esses falsos profetas, já enunciados
        por CRISTO, todavia eles sabem que quando chegarem
        presença de DEUS, vão.
        Quanto as curas, são todos pessoas de más intenções,que por quaisquer dinheiros,
        dão uma de JUDAS,e vendem-se facilmente, novamente informo ,que nosso pai que
        esta em sua casa sagrada, não terá piedade por aqueles,que nesse esférico
        planeta,chamado TERRA, usam a lei de GERSON, mas pensam que não irão
        pagar por tal procedimento.
        DEUS É AMOR,COMPREENSÃO,CARINHO,BONDADE, E NÃO É NESCES/
        SÁRIOS CRENÇAS TERRESTRES,PARA CHEGARMOS ATE O MESMO,POIS
        E MAIS FÁCIL UM ATEU ENCONTRAR DEUS,QUE UM PAPA OU PASTOR DA
        VIDA, DIZEM QUE O PAPA É UM SANTO ,MAS SOMENTE CRISTO É SANTO
        POIS ,FOI PURO DO INICIO AO FINAL DE SUA VIDA , BEM AVENTURADO
        AQUELE ,QUE TEM CRISTO NO CORAÇÃO,SEM BUSCAR A VIL MOEDA,
        POIS,GOSTO DELA ,POIS TUDO QUE TENHO FOI FRUTO DO MEU TRABALHO
        HONESTO, E HOJE APOSENTADO,COM DEUS NO CORAÇÃO, AFIRMO QUE
        A CASA DE DEUS É PARA OS POBRES,SIMPLES HUMILDES, E NÃO PARA
        EDDIR MACEDO E SUA GANGA, AMIGO, CUIDADO, QUEM VIVE COM O MAL
        PARA O MAL,VAI SER ELIMINADO PELO FOGO SAGRADO DE CRISTO,
        OU PELO CAJADO,AQUELE QUE DEUS EMPRESTOU A MOISÉS.
        UMA COISA É CERTA TODO MILAGRES EMANA DE NOSSO SENHOR
        JESUS CRISTO,COM O AVAL DO DEUS ETERNO,QUE SEJAM BEM
        AVENTURADO,AQUELES QUE ACREDITAM EM NOSSO PAI ETERNO,
        SEM PRECISAR DE AJUDA DE PAPA OU PASTORES,POIS PARA IRMOS
        AO ENCONTRO DE CRISTO A VIA SEMPRE ESTARÁ LIVRE,NÃO PRECISA
        DE OFERTA,OU DINHEIRO,POIS ELE NUNCA PEGOU EM UM CENTAVO
        SEQUER,EM TODA SUA VIDA.
        QUE DEUS SEJA SEMPRE LOUVADO,POR SEUS FILHOS VERDADEIROS,
        POIS ELE SABE QUEM SÃO SEUS FILHOS DE FÉ.

        pagar por ter usado seu nome em vão,

        Curtir

  2. Fico pensando,como serão recebidos, caso sejam recebidos ou irão direto para o BRAU,EDIR MACEDO,SANTIAGO, SS SOARES, SÍLAS MALAFÁIA E OUTROS ,que usam e abusam do nome de DEUS e em seu nome pregam, lavam as cabeças dos bobos e ficam ricos com isto,mas já falava JESUS, os falsos profetas irão se haver com o cajado de DEUS, e os fulanos acima,são os primeiros a sentiram nas peles.
    CAVALHEIROS,SE QUERES TEREM DEUS OU JESUS EM SUAS CASAS,SEJAM SIMPLES,HUMILDES E PROCUREM AJUDAREM OS PRÓXIMOS,NÃO É PECISO DE RELIGIÃO OU BÍBLIA,SEJAM VOCES MESMO,POIS CRISTO É O VERDADEIRO CAMINHO DO AMOR.

    Curtir

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s